Voltar

IMPRENSA NACIONAL PUBLICA SEU PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Plano de Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC/IN)

A Imprensa Nacional publicou a sexta versão do seu Plano de Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC/IN), para o período 2016/2018.
 
 

A Imprensa Nacional publicou a sexta versão do seu Plano de Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC/IN), para o período 2016/2018. A publicação resulta dos esforços empreendidos pela equipe de servidores da Coordenação de Tecnologia da Informação e pelo Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação para elaboração do PDTIC, atendendo às determinações legais previstas pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Tribunal de Contas da União.

Esta versão do PDTIC/IN, como as anteriores, não tem a pretensão de abranger todos os aspectos relacionados ao planejamento e investimento em todas as áreas da Imprensa Nacional, mas de atender à gestão da tecnologia da informação e aos processos e procedimentos que a envolvem para o atendimento das necessidades de recursos tecnológicos e de comunicação de toda a Instituição.

O documento descreve a necessidade e quantitativos de recursos técnico, pessoal, sistemas (legados operacionais e aplicativos), infraestrutura (ativos e passivos de rede e equipamentos de informática) e serviços para o triênio proposto e detalha os ativos de processos organizacionais e os aspectos mais relevantes na criação e gerenciamento de soluções de tecnologia da informação.

Dentro deste cenário, o PDTIC se configura como uma ferramenta de grande importância para apoio à tomada de decisão dos gestores da IN e em especial ao gestor de tecnologia. A utilização do plano facilita a tomada de decisão para os assuntos relacionados à tecnologia da informação e orienta as equipes a trabalharem de forma proativa, atuando contra as ameaças levantadas e a favor das oportunidades apresentadas pelas áreas de negócio. O PDTIC representará o instrumento de gestão para a execução das ações e projetos de tecnologia da informação da IN, possibilitando justificar os recursos aplicados, minimizar o desperdício, garantir o controle, aplicar recursos naquilo que é considerado mais relevante e, por fim, melhorar o gasto público e o serviço prestado ao cidadão.