Publicação de matérias via web service WS-Incom

 

1 - O que é o Web Service

Web Service é uma solução desenvolvida para permitir interação com outros sistemas, com o objetivo de transferir dados através de protocolos de comunicação para diferentes plataformas, independentemente das linguagens de programação utilizadas. Com base nessa tecnologia, a Imprensa Nacional disponibiliza o WS-INCom, serviço de integração entre sistemas de informação e o INCom para envio de matérias para publicação no Diário Oficial da União.

 

2 - Como funciona o Web Service

Dentre as operações disponíveis no Web service, a aplicação solicita uma dessas operações. O Web Service efetua o processamento e envia os dados para a aplicação que requereu a operação. A aplicação recebe os dados e faz a sua interpretação, convertendo-os para a sua linguagem própria.


3 - Como enviar matéria pelo WS-INCom

Os órgãos e entidades interessados em transmitir matérias para o INCom, a partir de sistemas estruturantes do Poder Executivo Federal, bem como de sistemas próprios de informação utilizados por órgãos e entidades da Administração Pública, deverão formalizar solicitação à Imprensa Nacional por meio de ofício do gestor do sistema e ficha de cadastro Modelo de ofício e ficha de cadastro e encaminhá-los para o seguinte endereço:


		   Gerência de Atendimento
		   Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 6, Lote 800
		   CEP 70.610-460 - Brasília-DF
		

Ainda que a transmissão ocorra por comunicação entre sistemas, as operações deverão ser feitas por usuários previamente cadastrados no sistema INCom, conforme às instruções contidas no item (Cadastramento de usuários). O CPF do usuário faz parte dos parâmetros efetuados em cada operação entre sistemas.


Após os procedimentos de cadastramento e validação, serão encaminhadas para o endereço eletrônico informado no ofício as credenciais (login e senha) a serem utilizadas nas operações feitas pelo sistema.

4 - Formato dos documentos

Os arquivos das matérias para transmissão via Web Service deverão ser gerados no padrão RTF (Rich Text Format).

Caso sejam provenientes do Sistema Eletrônico de Informação – SEI, os arquivos poderão ser encaminhados no formato HTML.


5 – Especificações técnicas do WS-INCom

O arquivo com as informações técnicas para acessar o Web Service WS-INCom para envio de matérias pode ser baixado pelo link abaixo.


Definições_do_Webservice.pdf